SEED Community

existe diferença entre ondas eletromagneticas ultilizadas para aquecer alimentos em um forno de micro-ondas e as ultilizadas para fazer um exame de raio-x ?

Printer-friendly versionPrinter-friendly version
Ticket id
42767
Proirity
medium
Operator
Corinne Damas-San...
Language
Portuguese
Submitter
Dominique barbosa
Age
15
Referring Page
http://www.seed.slb.com/v2/FAQSearch.cfm?Search=existe+diferen%E7a+entre+ondas+eletromagneticas+ultilizadas+para+aquecer+alimentos+em+um+forno+de+micro-ondas+e+as+ultilizadas+para+fazer+um+exame+de+raio-x+%3F%0D%0A
Question

existe diferença entre ondas eletromagneticas ultilizadas para aquecer alimentos em um forno de micro-ondas e as ultilizadas para fazer um exame de raio-x ?

Answer

A radiação eletromagnética (ou EMR, Electromagnetic Radiation do inglês) pode ser traduzida por uma perturbação no vácuo ou na matéria de forma ondulatória. A partícula, ou onda, elementar associada ao fenômeno é o fóton, o qual possui campo elétrico e campo magnético perpendiculares e em fase, propagando-se no espaço e transportando energia. O espectro visível, ou simplesmente luz visível, é apenas uma pequena parte de todo o espectro de radiação eletromagnética possível. A existência de ondas eletromagnéticas foi prevista por James Clerk Maxwell e confirmada experimentalmente por Heinrich Hertz. A radiação eletromagnética encontra aplicações como a radiotransmissão, seu emprego no aquecimento de alimentos (fornos de microondas), em lasers para corte de materiais ou mesmo na simples lâmpada incandescente.

http://www.seed.slb.com/labcontent.aspx?id=9926&terms=A+sonda
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raios_X